top of page

NBR ISO 19600

A norma ISO 19600 é baseada nos princípios da boa governança, da proporcionalidade, da transparência e da sustentabilidade, e em termos gerais, as empresas poderão adotar estar normativas como orientação independente, ou ainda combiná-la com outros padrões ou programas de gestão já existentes ou implementados pela empresa. A ISO 19600:2014 não tem como alvo uma área de risco específica. A proposta dessa norma é fornece uma orientação para que as empresas possam melhorar a performance de seus Programas de Compliance.

O que é a ISO 19600?

A Norma ISO 19600, A implementação de um padrão global para o Gerenciamento da Conformidade (Compliance), foi publicada em dezembro de 2014 e objetiva servir de padrão internacional para os programas empresariais de Compliance. Compliance, nos âmbitos institucional e corporativo, é o conjunto de disciplinas utilizadas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. O termo Compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido”.

Atualmente, atuar dentro de um processo Compliance é uma das maiores preocupações da Administração para a Gestão de Riscos. A implementação de um programa, baseado nos valores empresariais de ética e de conformidade, quando adequada aos riscos das empresas, tem auxiliado na manutenção da integridade dos processos, e a evitar ou minimizar potenciais problemas de corrupção, fraude e de má conduta, entre outros. Desta maneira, as empresas estão cada vez mais buscando validar seus programas de Compliance conforme um padrão internacionalmente reconhecido

Benefícios da ISO 19600

 

- Padronização e Controle de documentos;

- Eficiência e qualidade dos produtos e serviços;

- Identificação, acompanhamento e controle dos riscos (Gestão de Riscos);

- Melhoria contínua;

- Maior envolvimento das lideranças e colaboradores;

- Reconhecimento e credibilidade por parte de clientes, investidores, fornecedores e sociedade.

E se a gestão da qualidade relacionada a conduta e adequação das normas for uma preocupação, a ISO 19600 pode ser combinada com a ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, para garantir que as organizações lidem com a corrupção, estabelecendo uma cultura de integridade, transparência e conformidade dentro das organizações.

Solicite uma proposta comercial:

Utilize o formulário abaixo para solicitar uma proposta comercial a um dos nossos consultores.

Entraremos em contato o mais breve possível para obter maiores informações sobre sua necessidade.

bottom of page